Curcumina: Conheça os benefícios e o poder do pó dourado para a saúde
- Nutricionista Ana Lidia Araujo
- 2 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Inclua esse super alimento no seu dia-a-dia para desfrutar seus benefícios.

Ícone da culinária indiana, e essa nação asiática não só é sua maior produtora e consumidora como também registra, proporcionalmente, taxas mais baixas de câncer e Alzheimer.
A cúrcuma, uma raiz da família do gengibre, muito estudada devido aos compostos bioativos presentes, mostra que ela oferece resultados impressionantes para a saúde comprovados por evidências. Estes compostos também chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcurmina, presente em 2 a 5% deste delicioso tempero.
Uma curiosidade sobre a curcumina é que ela não é bem absorvida pelo nosso organismo, e para obter melhor aproveitamento o ideal é consumi-la juntamente com a pimenta do reino, que contém a piperina, essa substância natural melhora sua biodisponibildade em ate 2000%. Além de ser lipossolúvel, ou seja, ela é melhor absorvida quando está em gordura, sendo essencial para ‘acordar’ todas as especiarias, tanto do ponto de vista nutricional quanto de seu sabor. Estes dois elementos (cúrcuma e pimenta) sempre estiveram presentes na culinária indiana, por isso vivem muito e são muito saudáveis.
Combinação poderosa Açafrão e pimenta preta

Quando há a associação de curcumina e piperina, sua biodisponibildade é maior. Pode abusar dessa raiz na sua dieta, estudos demonstram que podemos ingerir até 8 g/dia sem efeitos colaterais. Mas pra quem não aprecia o sabor, existe a possibilidade de suplementar, ingerir na forma de cápsulas manipuladas.
Então vamos aos beneficios e efeitos comprovados desse composto na saúde:
Ação anti-inflamatória: a curcumina pode inibir muitas moléculas conhecidas por desempenhar um papel importante na inflamação.
Trata a depressão: Um estudo com 60 pacientes depressivos mostrou que a curcumina foi tão eficaz quanto o Prozac no alívio dos sintomas da depressão.
Potentes efeitos antioxidantes: neutralizando os radicais livres e estimilando as enzimas antioxidantes do próprio corpo.
Previne doenças cerebrais: estimula os níveis do hormonio Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF em inglês) o qual aumenta o crescimento de novos neurônios e combate vários processos degenerativos no cérebro
Diminui o risco de doenças cardíacas: ela aprimora a função do endotélio e é um potente agente anti-inflamatório e antioxidante
Previne o câncer: Produz diversas mudanças em nível molecular que podem ajudar na prevenção e talvez até mesmo no seu tratamento.
Previne e trata o mal de Alzheimer: curcumina pode cruzar a barreira hematoencefálica e foi mostrado que leva a inúmeras melhorias no processo patológico do mal de Alzheimer
Estimula a regeneração muscular: ela também pode ajudar a reduzir a dor associada com dor muscular tardia (DMT) e na recuperação pós-treino em pessoas fisicamente ativas.
Como posso consumir a cúrcumina?
Encontrada facilmente na forma de pó, pode ser adicionada em preparações como arroz, carnes, refogados, omelete, sopas, molhos, tortas e outros. Uma colher de café já é suficiente para temperar. Também pode ser utilizada na forma de chá, através da infusão de um pedacinho da raiz para uma xícara de água. A suplementação, empregada na forma de cápsula ou tintura, por exemplo, precisa de acompanhamento nutricional ou médico.
Contra indicações
Contra indicado para grávidas devido ao efeito estimulante uterino, hipersensibilidade à substância, não é recomendado altas concentrações de Curcumin em casos de cálculos biliares, ducto biliar obstruído e icterícia obstrutiva, e mulheres no período de lactação. Efeitos Adversos São raros, porém foram relatados delírios, sonolência e problemas estomacais.
Para incluir esse poderoso alimento no seu dia-a-dia segue essa receita do leite dourado.
Aprenda a fazer o Golden Milk

Ingredientes
200 ml de leite vegetal (coco, castanhas, arroz, aveia ou outro de sua preferência)
1 colher de sopa de cúrcuma
1 colher de chá rasa de cardamomo em pó
1 colher de chá rasa de gengibre em pó
1 colher de chá rasa de pimenta-do-reino
1 colher de chá rasa de óleo de coco
Canela a gosto para polvilhar a bebida antes de ser consumida
Nada mais é do que Leite de Coco com Cúrcuma, podem ser adicionados outros ingredientes que vão aumentar a absorção e biodisponibilidade do composto ativo da cúrcuma, como as especiarias (canela e/ou pimenta) e gorduras saudáveis (óleo de coco).
Se curtiu a matéria e a receita não deixe de compartilhar com seus amigos!
Beijos da nutri,
Ana Lídia de Araújo
Komentáře