top of page

GLUTATIONA

  • Foto do escritor: Nutricionista Ana Lidia Araujo
    Nutricionista Ana Lidia Araujo
  • 17 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Poderoso antioxidante natural produzido pelo organismo.



Glutationa: é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. O que faz ela tão especial? é que ela é encontrada no interior das cels e a capacidade única de pontencializar a ação de outros antioxidantes, como a vit C e E, Q10 e o ácido lipóico.

Por tanto, a principal função da glutationa é proteger as cels de dano oxidativo e peroxidativo. Além, de ser essencial para a desintoxicação, utilização de energia e a prevenção de doenças atreladas à envelhecimento.

Alimentos PRECURSORES de Glutationa


Frutas e vegetais: vegetais ricos em enxofre, como alho, cebola, salsa e vegetais crucíferos, como brócolis, couve, couve-flor, espinafre, além de abacate, aspargo, batata, pimenta, cenoura, abóbora, toranja, maçã, laranja, pêssego, banana, melão e tomate.


OBS: Cozinhar os vegetais reduz os níveis de glutationa em 30 a 60%, e o enlatamento elimina completamente a glutationa.


Consuma proteínas magras de alta qualidade.


Como o corpo fabrica a própria glutationa, é possível incentivar a produção dela ingerindo alimentos que auxiliam o corpo a produzir maiores quantidades. A glutationa é composta de três aminoácidos: a glicina, o ácido glutâmico e a cisteína. Eles estão presentes em fontes de proteínas magras de alta qualidade; o consumo de tais alimentos ajuda o corpo a produzir mais glutationa. Verifique se a dieta inclui tais tipos de proteínas, como aves de carne magra, “whey protein”, a proteína da soja, iogurte e

laticínios sem antibióticos e hormônios. Consuma de duas a três porções por dia.


Adicione mais temperos à dieta.


Alguns temperos, como cúrcuma, canela, cominho e cardamomo possuem compostos que ajudam na restauração de níveis saudáveis de glutationa, além de elevar a atividade das enzimas GSH. O molho curry geralmente possui cominho, cúrcuma e cardamomo. Experimente uma receita com curry

para incorporar tais temperos à dieta. A canela é simples de ser incorporada na dieta. Despeje pequenas quantidades no café.

Aumente o consumo de selênio.


O selênio aumenta o índice de glutationa peroxidase; a molécula cisteína, presente no processo de digestão de plantas cultivadas em solos ricos em selênio, contribui para a produção de GSH. Em outras palavras, é necessário formar enzimas que contenham glutationa. Cereais de sementes de girassol, aveia, castanha-do-pará, nozes, leguminosas, atum, bifes, aves, queijos, ovos, peru, peito de frango e arroz integral são alimentos ricos em selênio. Outra opção é consumir um suplemento de selênio.

A ingestão diária recomendada para adultos é de 55 mcg.


Se curtiu a matéria não deixe de compartilhar com seus amigos!


Beijos da nutri,


Ana Lídia de Araújo

 
 
 

Comments


bottom of page